top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Carros na Estrada é viagem divertida com velhos amigos

Série da Pixar repete fórmula de As Grandes Histórias do Mate ao propor aventuras isoladas, mas que funcionam dentro da história da temporada.

Divulgação/Disney Plus

Carros é indiscutivelmente uma das maiores franquias da Pixar. Com 3 filmes, 1,5 bilhão de dólares em bilheteria, diversos curtas animados e uma incalculável montanha de dinheiro resultante de 16 anos de produtos licenciados, era apenas questão de tempo para que Relâmpago McQueen, Mate e os personagens de Radiator Springs aparecessem com novas histórias no Disney Plus.


Os personagens e o mundo de Carros chegam ao serviço de streaming em Carros na Estrada, série de 9 episódios que integra a programação de estreias do Disney Plus Day deste ano. Na trama, McQueen e Mate partem em uma viagem pelas estradas do país para visitar a irmã de Mate, que vai se casar. Cada episódio da série traz uma parada desta grande viagem, mostrando os protagonistas conhecendo novos personagens e vivendo aventuras diversas.



Nesse sentido, Carros na Estrada funciona como uma sucessora espiritual de As Grande Histórias do Mate, série de curtas lançados entre 2008 e 2012. Isso porque cada episódio funciona muito bem como aventura isolada, explorando novos lugares no universo de Carros e brincando com os limites da franquia.


A série da Pixar para o Disney Plus deve agradar tanto quem cresceu assistindo aos filmes, quanto os mais novos que já são apaixonados pelos personagens. Isso porque Carros na Estrada é como passear com velhos amigos e curtir com eles por um tempo, com as mesmas piadas e o humor bobo já característico da franquia.


Divulgação/Disney Plus

Visual excelente


A franquia Carros sempre foi uma vitrine para a Pixar brincar com suas habilidades visuais, e com Carros na Estrada isso não é diferente. McQueen, Mate e os outros personagens nunca estiveram tão bonitos, e a animação como um todo parece estar bem mais refinada que em Carros 3, de 2017, que já impressionava. Chama atenção a forma com que os carros conseguem expressar mais personalidade com movimentos que brincam com a estrutura rígida deles. Edição e mixagem de som na série também são destaques.


A série se afasta das grandes corridas em alta velocidade presentes em cada um dos filmes da franquia, mas as cenas que exploram essa característica contam com a excelente movimentação e posicionamento de câmera da Pixar, capaz de capturar o movimento da melhor forma, fazendo ótimo uso dos cenários e outros elementos em cada cena.


Divulgação/Disney Plus

As melhores aventuras


Um dos melhores aspectos de Carros na Estrada é o quanto a Pixar se permitiu brincar com os limites desse universo, trazendo em alguns episódios aventuras que expandem a franquia. Em uma de suas paradas, McQueen e Mate visitam um hotel mal-assombrado que rende uma experiência sobrenatural para o corredor. Já em outra parada vemos os personagens participarem da produção de um filme da Brakelight Pictures, o que poderia ser o equivalente da Searchlight Pictures no mundo de Carros.


Essa característica absurda dos episódios só torna Carros na Estrada mais divertida, porque é interessante ver os limites sendo explorados e ultrapassados, e isso porque eu nem citei o episódio com inspiração em Mad Max, ou o episódio musical protagonizado apenas por caminhões.



Velhos amigos, o mesmo humor


Carros na Estrada utiliza muito bem a dinâmica já consolidada entre Relâmpago McQueen e Mate e faz rir com as piadas bobas e situações exageradas, elementos também já bem estabelecidos durante todas as produções de Carros. As crianças devem se divertir bastante, já que a grande maioria das piadas e cenas engraçadas são voltadas para elas, mas a série também faz alguns acenos para os mais velhos.


A série da Pixar é definitivamente uma ideia mais acertada que a produção de um Carros 4, que inclusive foi cancelado silenciosamente pelo estúdio. Não que a franquia tenha esgotado suas possibilidades no cinema, mas essas pequenas aventuras que colocam os personagens em situações variadas parecem caminhos melhores para explorar.


Carros na Estrada

Ano: 2022

Direção: Steve Purcell, Bobby Podesta, Brian Fee

Elenco: Owen Wilson, Larry The Cable Guy e Quinta Brunson.


Carros na Estrada é reencontro divertido com Relâmpago McQueen e Mate, com aventuras bobas e engraçadas que devem agradar todos os fãs da franquia, sejam adultos ou crianças.


Nota: 3.5/5


Comments


bottom of page