top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Percy Jackson e os Olimpianos é adaptação aguardada por anos - Crítica do Almanaque Disney

Com grande valor de produção e construção cuidadosa do universo criado por Rick Riordan, série é adaptação fiel e detalhada que os fãs esperam por anos.


Annabeth, Grover e Percy em cena de Percy Jackson e os Olimpianos
Divulgação/Disney Plus

Com estreia nesta quarta-feira (20) no Disney+, a série Percy Jackson e os Olimpianos carrega dois pesos gigantes nas costas: os anos de expectativas criados pelos fãs da saga, uma das mais populares no planeta desde a publicação do primeiro livro em 2005, e a missão de reverter a frustração causada pela adaptação lançada nos cinemas em 2010.


Nesse sentido, a produção da Disney Branded Television e 20th Televison deve atender a esses anos de anseio, pois entrega não só uma adaptação muito fiel ao material original, mas que traz o universo do livro à vida com riqueza de detalhes, grande valor de produção e a capacidade de reproduzir o senso de aventura e emoção da história de Rick Riordan.



Muito desse acerto se deve à escalação perfeita de Walker Scobell, Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri como trio principal, Percy Jackson, Annabeth Chase e Grover Underwood. Os jovens atores entregam, além de excelentes atuações, uma representação muito precisa das personalidades e essências de cada personagem, os incorporando de fato.


Percy Jackson e os Olimpianos também se destaca com o ótimo elenco coadjuvante, com Charlie Bushnell e Dior Goodjohn com todo o carisma de Luke Castellan e Clarisse La Rue, e Glynn Turman e Jason Mantzoukas trazendo a sabedoria de Quíron e a esperteza do Sr. D.


Walker Scobell como Percy Jackson em cena da série Percy Jackson e os Olimpianos
Divulgação/Disney Plus

A criação do Acampamento Meio-Sangue é certamente um dos pontos altos da composição visual da série. O refúgio dos semideuses enfim parece o lugar mágico e grandioso descrito nos livros, com criaturas fanstásticas, belas paisagens e os icônicos chalés. Tudo parece ter sido pensado, até os mínimos detalhes, e esse cuidado transborda na tela.


Os primeiros episódios funcionam como introdução da grande aventura da temporada, que adapta os eventos de O Ladrão de Raios, e eles acertam justamente na paciência em estabelecer o universo e ao entender que a relação de Percy com a mãe e com sua linhagem recém-descoberta são muito do que faz a história funcionar. Ao dar espaço para que isso seja colocado com cuidado, a série consegue criar uma conexão que o filme jamais conseguiu.




Percy Jackson e os Olimpianos é uma aula de como se fazer uma adaptação. A série do Disney+ compreende o que faz o material original tão celebrado e o leva para a TV com toda a potência visual que ele demanda, mas nunca perdendo o foco na construção cuidadosa dos personagens e das relações entre eles, com atuações fantásticas do trio principal.


Pôster oficial de Percy Jackson e os Olimpianos

Percy Jackson e os Olimpianos

Ano: 2023

Direção: Anders Engstrom, Jet Wilkinson e James Bobin.

Elenco: Walker Scobell, Leah Sava Jeffries, Aryan Simhadri, Charlie Bushnell,


A série entrega a adaptação fiel e atenta aos detalhes que os fãs esperam por anos, com atuações fantásticas de Walker, Leah e Aryan.


Nota: 4/5

bottom of page