top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Crítica: Novo Esqueceram de Mim aposta em outra abordagem para a história, sem perder o charme

Filme traz Archie Yates no papel do menino que é esquecido em casa no Natal, com Ellie Kemper e Rob Delaney como os atrapalhados ladrões.

Divulgação/Disney Plus

"Os clássicos de Natal foram feitos para serem quebrados". A tagline no pôster oficial de Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar pode soar agressiva, mas já sugere que a melhor de curtir o novo filme da franquia é abandonar o saudosismo com os originais, que sabemos que são insuperáveis.


A história é essencialmente a mesma que você conhece: no período das festas de fim de ano, uma grande família faz uma viagem internacional e acidentalmente esquece uma criança, que fica sozinha em casa. Neste novo filme, o protagonista é Max, interpretado por Archie Yates, jovem ator que roubou a cena em Jojo Rabbit, do diretor Taika Waititi.


Nessa nova versão do clássico dos anos 1990, ele esbanja exatamente a mesma qualidade que o fez se destacar anteriormente: um carisma encantador. É muito difícil vê-lo e não se afeiçoar pelo personagem quase que instantaneamente.


Divulgação/Disney Plus

Novos elementos


Apesar de recontar uma história consagrada, Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar também oferece algo novo. Há um investimento maior na história e motivações dos ladrões que atormentam Max, e que tentam invadir sua casa. Nesse remake, eles são interpretados com Ellie Kemper e Rob Delaney com um pouco de exagero, mas nada que fuja muito da proposta boba e cômica do filme.



Essa mudança pode parecer inofensiva a princípio, já que ela torna os dois personagens mais interessantes. O problema é que ela também esvazia um pouco alguns dos elementos mais legais da franquia: ver os ladrões se dando mal e torcer contra eles. As cenas com Max preparando e então executando os planos para defender sua casa com armadilhas são ótimas, ainda assim.


Outro problema do filme (e que é mais algo sintomático de remakes no geral, do que uma falha específica dele em si) é que ele fica sempre tentando se reafirmar como algo atual, e para isso faz uso de piadas e situações forçadas que envolvem coisas modernas como assistentes pessoais e computação em nuvem.


Diversão suficiente


O novo Esqueceram de Mim está longe de ser perfeito, mas ele traz um pouco do charme que fez da franquia um grande sucesso. É um filme fofo, divertido e engraçado na medida certa, perfeito para as famílias que procuram um entretenimento leve nesse período de fim de ano.


Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar

Ano: 2021

Direção: Dan Mazer

Elenco: Archie Yates, Ellie Kemper, Rob Delaney, Aisling Bea, Kenan Thompson, Timothy Simons e Ally Maki.


Engraçado e divertido, o novo Esqueceram de Mim é o tipo de filme leve que combina perfeitamente com o fim de ano.



Nota: 3/5

Comments


bottom of page