top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Disney fecha o estúdio Blue Sky, de A Era do Gelo e Rio

450 funcionários do estúdio de animação, localizado em Greenwich, serão afetados pela decisão. Foram 13 filmes e 10 curtas lançados.

Divulgação/Blue Sky Studios

Na tarde desta terça-feira (09), o Deadline revelou em reportagem exclusiva que a Disney decidiu fechar a Blue Sky Studios, antiga divisão de animação da 20th Century Fox. A Disney passou a ter controle da Blue Sky com a aprovação da compra da Fox, em março de 2019. Ainda segundo a reportagem, arcar com as despesas de um terceiro estúdio de animação (Os outros sendo a Disney Animation e a Pixar) não era mais viável para a Disney em meio à realidade da pandemia.


A Blue Sky Studios lançou 13 longas de animação, entre eles Rio, Robôs, Peanuts: O Filme, O Touro Ferdinando e os 5 filmes da franquia Era do Gelo, a mais popular da casa. Foram 5,9 bilhões de dólares arrecadados em bilheteria, além de 1 Oscar e outras 5 indicações na principal premiação do cinema americano.





O estúdio será fechado definitivamente em abril e 450 funcionários serão afetados. A Disney deve tentar realocar algumas dessas pessoas em seus outros estúdios de animação. O próximo filme da Blue Sky, Nimona, foi cancelado mesmo já estando 75% completo, restando apenas 10 meses de trabalho para a conclusão. A animação seria uma adaptação da HQ de mesmo nome, de Noelle Stevenson (She-ra e as Princesas do Poder), e seria lançada em janeiro de 2022.


A notícia deixou os fãs decepcionados e o nome do estúdio chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter Brasil nesta terça. Ficam as memórias de um estúdio que sempre pautou seus filmes pela diversão e pelo bom humor.

Comments


bottom of page