top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Primeiras Impressões: Ms. Marvel faz justiça à Kamala Khan em história de origem autêntica

Nova série da Marvel Studios no Disney Plus traz o tom adolescente e irreverente dos quadrinhos da heroína e encanta com o carisma de Iman Vellani.

Divulgação/Disney Plus

Cercada de desconfiança por parte dos próprios fãs por causa da mudança nos poderes da personagem, a série Ms. Marvel estreia nesta semana no Disney Plus com o difícil trabalho de introduzir Kamala Khan, uma das heroínas mais famosas e mais celebradas dos quadrinhos dos últimos dez anos, em um MCU em constante expansão.



O AD teve a oportunidade de assistir aos dois primeiros episódios da série, que terá seis no total. Apesar das mudanças já citadas, que devem ser melhor exploradas no decorrer da temporada, a adaptação transporta com muita fidelidade o tom adolescente, aventureiro e descontraído dos quadrinhos de G. Willow Wilson, Adrian Alphona, Jamie McKelvie, Stephen Wacker e Sana Amanat, sendo essa última produtora executiva da série.


Assistir esse início de Ms. Marvel é, de certa forma, como ver as páginas dos quadrinhos criando vida. Não só porque existem algumas reproduções idênticas de quadros e falas das HQs de 2014, mas porque toda a essência da personagem principal está lá: desde as dinâmicas com a família à descoberta de seus novos poderes.


Divulgação/Disney Plus

Quem é Ms. Marvel?


Kamala Khan (Iman Vellani) é uma adolescente de ascendência paquistanesa que mora em Jersey City com seus pais, Yusuf (Mohan Kapur) e Muneeba Khan (Zenobia Shroff), e com seu irmão mais velho Aamir (Saagar Shaikh). Ela vive dividida entre as tradições de sua família, às quais respeita, e a obsessão pelos Vingadores e pela Capitã Marvel, nem sempre compreendida por sua família. Quando ela ganha poderes de forma acidental, pode finalmente se tornar uma das heroínas que tanto imaginou ser, e isso é algo bem mais complicado que ela imagina.


Logo de cara, foi difícil não traçar um paralelo entre Ms. Marvel e Red: Crescer é uma Fera, animação da Pixar que estreou em março no Disney Plus. Não só porque tanto Kamala quanto Meilin vivem divididas entre honrar suas famílias e viver suas próprias vidas, mesmo que isso gere atritos com pais, mas também porque as duas produções adaptam sua linguagem visual para transparecer a personalidade de suas protagonistas.



Ms. Marvel usa de alguns rabiscos e desenhos, frutos da imaginação muito fértil de Kamala, pra trazer as emoções e sentimentos internos da protagonista à tona. Juntando isso à montagem dinâmica e ao roteiro simples, a produção acerta ao trazer a leveza das HQs da heroína para a série.


Todo o elenco de coadjuvantes entrega um trabalho sólido, desde os já citados pais e irmão de Kamala até os melhores amigos Bruno (Matt Lintz) e Nakia (Yasmeen Fletcher), que são ótimos personagens. Mas quem brilha mesmo é Iman Vellani, escolha mais que acertada para trazer Kamala Khan ao MCU. Em uma tarefa bem difícil, a atriz consegue canalizar todo o charme esquisitinho e o carisma gigantesco da personagem, acertando em cheio na atuação. Iman é, sem dúvidas, o principal destaque da série e um nome muito promissor para o futuro do MCU.


Divulgação/Disney Plus

Série adolescente


O principal acerto desse início de Ms. Marvel é reconhecer exatamente a história que quer contar, e como ela deve ser contada, na roupagem de uma série adolescente leve que remete aos próprios quadrinhos da personagem e que traz um estilo autêntico para o MCU. Estamos vendo a história de uma jovem heroína por uma lente mais jovem, mais vibrante e mais divertida.



Sim, os poderes dela estão bem diferentes daqueles que os fãs já conheciam, mas, na essência, a personagem é a mesma. Kamala é a mesma figura de coração gigante e boas intenções. Nesse ponto, a série faz muita justiça à versão original de sua protagonista. Ela está se descobrindo em meio a pressões de vários lados, sem nunca perder de vista quem ela deseja ser.


Os primeiros episódios de Ms. Marvel são ótimos, balanceando humor e aventura em um estilo mais adolescente, leve e que casa perfeitamente com a própria protagonista. Kamala é tão carismática quanto nos quadrinhos e é difícil não se apaixonar pela personagem de Iman Vellani logo nos primeiros minutos. Apesar das mudanças, Ms. Marvel segue especialmente única.



Ms. Marvel

Ano: 2022

Direção: Adil El Arbi, Billal Fallah, Meera Menon e Sharmeen Obaid-Chinoy

Elenco: Iman Vellani, Matt Lintz, Yasmeen Fletcher, Zenobia Shroff, Mohan Kapur e Rish Shah.


Mesmo com algumas mudanças nas habilidades da personagem, Ms. Marvel apresenta uma história origem autêntica e cativante à altura de Kamala Khan.



Comments


bottom of page