top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Wish: Saiba mais sobre a criação dos personagens do filme

Equipe de produção e direção do longa fala sobre os protagonistas do novo filme da Walt Disney Animation Studios que homenageia os 100 anos da Disney.


Divulgação/Disney Animation

Wish: O Poder dos Desejos, da Walt Disney Animation Studios, filme que homenageia os 100 anos da Disney, já chegou aos cinemas e o público já pode conhecer a heroína, os vilões, os parentes e amigos e até a cabra de pijamas que honram o legado interminável de heróis e heroínas memoráveis da Disney.


A história de Wish: O Poder dos Desejos se passa no fictício Reino de Rosas, uma ilha costeira no extremo sul da Península Ibérica, conhecida pela promessa de realizar os desejos de seus habitantes.



Tal escolha para localização do cenário da animação foi estratégica, como comenta a diretora de arte Lisa Keene: “O objetivo desta narrativa era criar um lugar que permitisse que qualquer pessoa no mundo participasse da história de origem de um conto de fadas e da ideia de fazer um desejo às estrelas, algo que é universal. Fizemos um esforço consciente para que muitas culturas estivessem presentes na população de Rosas”.


A diretora Fawn Veerasunthorn acrescenta: “Rosas é uma ilha com influências do norte da África e do sul da Europa. Trabalhamos com consultores culturais nos figurinos, em como seria a moda da época, e com o professor Aomar Boum, antropólogo sociocultural e histórico da UCLA (Universidade da Califórnia), para garantir que o cruzamento das influências culturais que aconteceram na região durante a Idade Média fosse bem representado”.



Asha

Asha, uma jovem de 17 anos, é idealista e engenhosa, comprometida com sua família e sua comunidade. Fazendo parte do comitê boas-vindas na ilha, Asha está entre os primeiros rostos que as pessoas, sonhadoras e esperançosas, encontram quando chegam a Rosas.


O diretor Chris Buck diz: “Asha é cheia de energia. Ela é um membro entusiasmado da comunidade em que cresceu e demonstra isso com orgulho. Ela gosta de fazer o que é melhor para Rosas, o que fica evidente quando ela descobre os verdadeiros planos do rei para a maioria dos desejos que tem em sua posse”.

A roteirista e produtora executiva Jennifer Lee acrescenta: “Quando conhecemos Asha, ela aceita completamente o mundo em que pensa viver. Mas o que você faz quando descobre uma verdade que abala completamente o seu mundo? Você ignora? Você tenta aceitar? Ou você reconhece a responsabilidade que tem de ajudar a comunidade? Nós a vemos tomar essa decisão. Vemos Asha se tornar a líder que provavelmente nunca soube que era”.




Sobre a construção da personagem

A aparência da Asha reflete suas origens. Com uma mãe norte-africana e um pai nascido na Península Ibérica, a protagonista usa tranças com adornos e um vestido com silhueta medieval que remetem ao seu pertencimento à classe trabalhadora. Ao longo da história, os animadores trabalharam intensamente para acertar os movimentos adequados do cabelo e da roupa de Asha.


A head de personagens e animação técnica Avneet Kaur diz: “O cabelo e o vestido se movem com ela, e os traços também têm que se mover. Há algo muito bonito nos traços que aparecem e reaparecem em nossos filmes clássicos, de Branca de Neve os Sete Anões e Cinderela a A Bela e a Fera. Esse conceito da direção do desenho dos personagens funciona muito bem tanto na movimentação dos cabelos quanto na movimentação dos tecidos. As linhas nas pregas e nos tecidos do vestido da Asha vão e vêm de acordo do movimento que ela faz com a saia enquanto dança”.



Rei Magnífico


Tão vaidoso quanto carismático, tão controlador quanto encantador, o Rei Magnífico é um autêntico vilão da Disney, acompanhando a tradição dos icônicos vilões como Malévola, Jafar e Úrsula. Na história, Magnífico é a pessoa mais poderosa de Rosas e recebe todos os desejos das pessoas com a promessa de realizá-los. Somente ele decide quais desejos se tornarão realidade e quando, e sua motivação não é exatamente honrosa.


A roteirista Allison Moore diz: “Magnífico parece pensar que os desejos são somente ideias. Mas eles são parte do coração, a melhor parte do coração. E ainda assim ele os mantém presos dentro das bolhas dos desejos, centenas deles, e a maioria continuará lá para sempre, porque é assim que ele controla o reino: dando falsas esperanças”.



Sobre a construção do personagem

Para criar a aparência do Magnífico, as equipes criativas se basearam na transição que o personagem faz dentro da história. No início, quando pouco se sabe sobre sua maldade, ele apresenta cores mais claras. Ao recorrer à magia sombria, os tons de verde passam a ser predominantes.


A diretora de arte Lisa Keene observa: “Muitas vezes o verde é associado aos vilões da Disney: Malévola, a Rainha Má, Úrsula. É um símbolo de algo que esconde a verdade. É a cor do engano”.

Com seu tronco largo e musculoso, sua capa grande e pesada, e seu andar ameaçador e majestoso, Magnífico irradia poder, caos e maldade a cada passo que dá, e os cineastas garantem que o público amará odiá-lo.


Bill Schwab, diretor de design de personagens, diz: “Os diretores queriam que ele fosse muito atraente, muito consciente de sua aparência e muito dinâmico. Fizemos o cabelo de uma forma que faz parecer que ele passava muito tempo na frente do espelho. Ele é muito vaidoso, extremamente egocêntrico e tem um ar de vencedor”.



Estrela


Se há um personagem que promete conquistar o coração do público é Estrela, uma bolinha de energia travessa e brincalhona que, sem falar, inspira as pessoas a irem atrás de seus mais profundos desejos.


A diretora Fawn Veerasunthorn diz: “Para mim, Estrela é como a intuição de Asha. Ela é pura energia, é a personificação de seu desejo que desce à Terra para tirá-la de sua zona de conforto. Acredito que Estrela está dentro de cada um de nós”.



Sobre a construção da personagem

Os realizadores se perguntaram qual seria a aparência de uma estrela que desceu à Terra e descobriram que as possibilidades eram infinitas. O visual da personagem passou por muitas versões, mas um simples esboço e um post-it finalmente colocou um ponto final no assunto.


O diretor de design de personagens Bill Schwab comenta: “Desenhei a forma de uma estrela que parecia uma bola com braços e pernas no lugar das pontas. Eu queria reduzi-la à essência do que poderia ser”.

Na sua concepção, e levando em conta que o filme estreia no marco do 100º aniversário da Disney, a personagem presta homenagem ao ícone da companhia por excelência. Schwab acrescenta: “No início, havíamos conversado sobre o Mickey Mouse. Walt criou o Mickey, então, não seria incrível ter no centro do nosso filme do centenário um personagem que fosse uma referência ao Mickey? Decidi experimentar a máscara do Mickey em formato de coração, que é como o amor. Acabamos usando a máscara para as expressões da mesma forma que fizeram o Mickey no princípio, combinando as poses da Estrela com as do Mickey”.



Valentino


Vestindo um pijama, Valentino é uma cabra teimosa e segura de si que acompanha Asha por toda parte. E é claro que a magia estaria presente na animação do centenário, então, Estrela concede a Valentino o poder da fala, desencadeando momentos únicos ao longo da história.


Segundo Fawn Veerasunthorn, Valentino representa um dos temas centrais do filme.

“Ele adora escalar, mas não é muito bom nisso e cai o tempo todo. Mesmo assim, ele se recusa a desistir e diz: A cada queda eu aprendo. Vou continuar tentando".



Sobre a construção do personagem

O produtor Juan Pablo Reyes Lancaster-Jones estava na equipe de desenvolvimento criativo do estúdio em 2018, participando de sessões de pensamento criativo com um grupo de diretores e roteiristas.

“Fizemos muitas pesquisas em nossa cinemateca e sobre o próprio Walt Disney, perguntando quem ele era, o que o inspirava, que tipo de líder ele havia sido. Até pesquisamos sobre sua infância na fazenda de Marceline, no Missouri. Algumas histórias falam sobre filhotes de animais vestidos com roupas, o que foi a inspiração para a nossa cabra, Valentino, que usa um pijama”, ele conta.

Wish: O Poder dos Desejos já está em cartaz nos cinemas.


Siga o AD no Twitter e no Instagram para acompanhar as notícias dos filmes e séries da Disney em tempo real, todos os dias.

Yorumlar


bottom of page