top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

A Jogada de Chang usa basquete para discutir conflitos da adolescência

Novo filme original do Disney Plus traz mensagens positivas sobre identidade e a necessidade vazia de querer se provar para os outros.

Divulgação/Disney Plus

A Jogada de Chang, novo filme da Walt Disney Studios que estreou nesta sexta-feira (10) no Disney Plus, parte de uma premissa relativamente simples e divertidamente boba para discutir temas muito característicos da adolescência. A trama acompanha Chang (Bloom Li) um garoto americano de ascendência chinesa que é apaixonado por basquete, mas que não possui exatamente as habilidades que gostaria em quadra.


Chang é o típico protagonista adolescente: por mais que ele seja um cara legal, tem dificuldade em se abrir com a amiga Kristy (Zoe Renee), por quem ele nutre sentimentos amorosos, e que sonha em ser mais descolado e popular na escola do que de fato é. E é aí que ele faz aposta com o astro de basquete do colégio, Matt (Chase Liefeld) afirmando que é capaz de fazer uma enterrada na cesta, apesar de não ter as habilidades ou o preparo técnicos para isso.



O que se desenrola a partir dessa aposta são os esperados clichês de filmes adolescentes, com mensagens de superação e confiança. A Jogada de Chang tem fortes ares de filme original do Disney Channel por causa da temática e das relações simples entre os personagens, mas chega em uma roupagem de produção um pouco mais elevada, assinada pelo estúdio de cinema da Disney.


O que realmente faz o filme valer a pena é como ele cuidadosamente retrata o desejo de Chang em busca de se provar como sintoma de uma vontade (muitas vezes vazia) de querer validação dos que estão a sua volta, como os colegas de escola. E o filme vai um pouco mais fundo e mostra que muito desse sentimento do protagonista vem dos problemas na relação com a mãe, Chen (Mardy Ma). O resultado é uma jornada de autoconhecimento e de reflexão ótima de se acompanhar.


Nesse sentido, A Jornada de Chang cumpre muito bem a proposta de ser um filme adolescente leve, ao mesmo tempo em que pontua temáticas muito positivas sobre como os mais jovens constroem sua própria identidade, a partir de quando entendem que não precisam ligar tanto para as opiniões alheias.



A Jogada de Chang

Ano: 2023

Direção: Jingyi Shao

Elenco: Bloom Li, Ben Wang, Zoe Renee, Dexter Darden, Mardy Ma e Chase Liefield.


A Jogada de Chang acerta em cheio ao utilizar a simples aposta de uma enterrada para discutir as inseguranças e incertezas da adolescência.



Nota: 3.5/5

Comments


bottom of page