top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Encanto: Jeniffer Nascimento, Filipe Bragança e Felipe Araújo falam sobre o trabalho na animação

Artistas dão voz aos personagens Dolores, Camilo e Mariano. Felipe Araújo também gravou a versão nacional de Dos Oruguitas, que toca durante os créditos.


Encanto chegou aos cinemas brasileiros, apresentado a todos a história da absurdamente carismática Mirabel e da mágica Família Madrigal. O AD teve a oportunidade de conversar com Jeniffer Nascimento, Filipe Bragança e Felipe Araújo, talentos brasileiros que emprestam suas vozes aos personagens Dolores, Camilo e Mariano no filme.


Camilo e Dolores são os filhos de Pepa e Félix, e primos de Mirabel, no filme. Ele possui o poder de se transformar em qualquer pessoa, ela possui o poder da superaudição. Já Mariano é o galã da cidade e futuro noivo de Isabela, a irmã mais velha de Mirabel.



Para Filipe Bragança, dublar Camilo proporcionou uma conexão com a infância. "Eu tenho um carinho muito grande pelos filmes da Disney, cresci assistindo, acho que todos sempre assistimos, e foi uma honra, foi muito divertido fazer. Dublando Encanto, eu busquei essa criança interior para achar esse astral do personagem, conseguir brincar com a voz", reflete.


Jeniffer Nascimento também comentou sobre a oportunidade. "Estou muito feliz e muito lisonjeada em estar dublando um filme da Disney, e poder dublar uma personagem tão parecida comigo. Eu sempre fui fã da Disney desde que eu me entendo por gente", comemorou.


Divulgação/Disney Animation

Representatividade


A Família Madrigal é um grupo de personagens bastante diverso, não só pelos diferentes poderes e personalidades, mas principalmente no visual. Os membros possuem tons de pele, cabelos e feições variadas, mais um passo correto na direção de trazer mais representatividade para o estúdio.


"A primeira personagem que eu interpretei na escola foi a Branca de Neve, porque eu conseguia decorar o texto, e os meus amiguinhos não entendiam, porque eu não era parecida com ela. Então acho extremamente importante esse momento da Disney, de trazer diversidade e representatividade pros seus personagens, para que as crianças desde cedo entendam, e criem no seu inconsciente, que é normal a gente ver todas as pessoas de todas as características em lugares de protagonismo", celebrou Jeniffer Nascimento.


A atriz e cantora ainda afirmou que muitas meninas devem se identificar com a Mirabel. "A gente tem a nossa protagonista, a Mirabel, que apesar de ser colombiana tem características de meninas brasileiras, tem cabelos cacheados. O quanto isso não é importante? Na minha época da escola várias amiguinhas tinham vergonha de ir para a escola de óculos, e hoje elas tem uma princesa que também usa óculos. Para elas, isso vai ser super maravilhoso e super normal".


Divulgação/Disney Animation

Ay mariposas


Seguindo uma longa tradição da Disney Animation, Encanto é mais uma aventura musical do estúdio. As canções originais do filme foram compostas por Lin-Manuel Miranda, que já havia trabalhado com o estúdio em Moana.


Entre os destaques na trilha está Dos Oruguitas, canção que é cantada originalmente pelo cantor colombiano Sebastián Yatra. Na versão em português, que toca durante os créditos, quem interpreta a canção é Felipe Araújo, um dos nomes mais populares da música sertaneja no Brasil. Falando sobre o trabalho no filme, ele não poupou elogios: "Foi maravilhoso poder gravar, o Lin-Manuel Miranda é um gênio".


Felipe Araújo também comentou o que significou para ele cantar uma música na trilha sonora de um filme da Disney. "Eu fiquei tão emocionado quando estava cantando essa música, porque a mensagem que ela passa é maravilhosa. A melodia é uma das melodias mais lindas que eu já ouvi na minha vida, então me arrepiava o tempo inteiro quando estava gravando. Poder ter uma música em um filme da Disney é eterno, meus filhos, meus netos, lá na frente, daqui 50, 100 anos vão ouvir essa música e vão sentir muito orgulho", refletiu.



ENCANTO, da Walt Disney Animation Studios, conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.


Siga o AD no Twitter e no Instagram para acompanhar as notícias dos filmes e séries da Disney em tempo real, todos os dias.

Comments


bottom of page