top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Invasão Secreta: Crítica do Almanaque Disney

Nova série da Marvel Studios para o Disney Plus troca os super poderes grandiosos por ação contida e clima constante de desconfiança, com Nick Fury no centro.

Nick Fury em cena de Invasão Secreta, da Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios

Ainda que tenha estreado filmes neste primeiro semestre como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia: Volume 3, nos cinemas, a Marvel Studios optou por reavaliar seu calendário de séries do Disney Plus e não havia feito nenhuma grande estreia no serviço de streaming em 2023 até agora. Isso muda com Invasão Secreta, série em seis episódios que chega à plataforma nesta quarta-feira (21).


Na trama, Nick Fury (Samuel L. Jackson) retorna à Terra depois de uma temporada no espaço para investigar, ao lado de Maria Hill (Cobie Smulders) e Talos (Ben Mendelsohn), uma crescente conspiração que aponta que Skrulls se infiltraram em diversos níveis das organizações mundiais, aproveitando sua habilidade de se disfarçarem de humanos, e pretendem tomar a Terra para si causando conflitos entre a humanidade.



Em Invasão Secreta, a Marvel Studios deixa de lado a ação grandiosa e a presença de super-heróis com variados tipos de poderes para investir em um suspense de espionagem que é marcado pela atmosfera tensa de desconfiança, cenas de ação contidas e focadas no combate corpo a corpo, e a paranoia constante de se questionar se os personagens são de fato eles mesmos, ou apenas Skrulls disfarçados.


Skrull em cena de Invasão Secreta, da Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios

De muitas formas, a série funciona como uma sequência de Capitã Marvel, já que os eventos mostrados nela têm ligação direta com o filme de Carol Danvers e também com a relação entre a humanidade e os Skrulls, mediada por Nick Fury, estabelecida no filme de 2019. Um dos melhores aspectos dessa produção é, inclusive, o espaço que ela dá para que Fury se desenvolva ainda mais como personagem.



Invasão Secreta mostra um Nick Fury que sente as limitações da idade e que está temeroso com as constantes ameaças à humanidade (cada vez maiores em escala como no caso de Thanos) mas que também não foge à luta e que toma a missão para si. Jackson e Mendelsohn repetem a ótima química vista em Capitã Marvel, com Fury e Talos tentando impedir a iminente ascenção dos Skrulls ao poder. Somado a isso, temos ainda Olivia Colman sendo mais uma vez absurdamente carismática como a agente Sonya Falsworth, do MI6.


As revelações chocantes, viradas da trama e o impacto imediato dos eventos no MCU fazem de Invasão Secreta mais uma ótima produção da Marvel Studios. A série não só desenvolve com cautela a trama de um grande evento para o universo como um todo, mas usa disso para engrandecer Nick Fury, dando ao personagem espaço para crescer e evoluir.



Pôster da série Invasão Secreta

Invasão Secreta

Ano: 2023

Direção: Ali Selim

Elenco: Samuel L. Jackson, Cobie Smulders, Ben Mendelsohn, Olivia Colman, Kingsley Ben-Adir e Emilia Clarke.


Invasão Secreta entrega suspense de espionagem pautado pela desconfiança, dando mais atenção a Nick Fury, que ganha mais profundidade em ótimo trabalho de Samuel L. Jackson.


Nota: 4/5


Comentários


bottom of page