top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Peter Pan e Wendy investe em dinamismo para se diferenciar da animação

Remake em live-action do Disney Plus peca com Terra do Nunca sem vida, mas compensa com as cenas de ação empolgantes e o elenco bem escalado.

Divulgação/Disney Plus

Goste ou não, estamos vivendo a era dos remakes em live-action da Disney. Depois do sucesso estrondoso de Alice no País das Maravilhas, em 2010, e de frequentes êxitos de bilheteria com títulos como Malévola, Mogli: O Menino Lobo e O Rei Leão, durante a última década, o estúdio parece cada vez mais comprometido em recontar histórias de suas animações nesse novo formato, agora aproveitando também o alcance da nova plataforma que é o Disney Plus.


E é assim que chegamos a Peter Pan & Wendy, remake que adapta a animação da Disney Animation de 1953 e o clássico de J.M. Barrie. Se os live-actions enfrentam resistência de parte do público, esse já estreia com mais uma barreira para superar: a história de Peter Pan já foi amplamente explorada no cinema, com versões marcantes como a de 2003.


Como criar algo que seja diferente de tudo isso, mas que ao mesmo tempo se mantenha fiel à história original? É exatamente o que o diretor David Lowery faz em Peter Pan & Wendy. A abordagem dele para a história do menino que se recusa a crescer é marcada por um dinamismo incrível no visual, com foco na criatividade das sequências de ação e em novas adições à história que desenvolvem ainda mais os personagens.


Entretanto, o live-action do Disney Plus tropeça com a estética monótona e o tom esverdeado e sem vida que já incomodava nos trailers, e que cria uma Terra do Nunca apática, sem vida e pouco mágica. Somado a isso há também a inconstância dos efeitos visuais, que alternam entre entregar cenas fantásticas e outras medíocres.


Divulgação/Disney Plus

Novos rostos para velhos personagens


Peter Pan & Wendy tem um ótimo trabalho de direção de elenco, com escolhas que casaram bem com os personagens (considerando os da animação) e que entregam o algo a mais que o live-action promete. Jude Law está fantástico como Capitão Gancho, com uma versão mais rancorosa do pirata obcecado por Peter Pan. Ele dá ares mais sombrios ao capitão, mesmo que ainda de forma leve.



Ever Anderson, filha da atriz Mila Jovovich, também brilha muito como Wendy Darling, a personagem mais diferente em relação à animação. No live-action ela assume mais o protagonismo ao lado de Peter Pan, com um arco narrativo que prioriza as inseguranças dela em relação ao crescer e as mudanças iminentes em sua vida.


Alexander Molony traz para a tela a sagacidade e o espírito aventureiro do Peter Pan da animação, mas também com um aspecto mais sério e uma história de origem que aprofunda a personalidade dele e o relacionamento com o Capitão Gancho.


Divulgação/Disney Plus

Vai voar!


Como comentado no início desse texto, o principal êxito do diretor David Lowery em Peter Pan & Wendy fica por conta da abordagem muito dinâmica que ele aplica para as cenas de ação e movimento do filme. A perseguição à sombra de Peter vira uma grande brincadeira com a câmera girando, virando e acompanhando o protagonista inquieto, o voo no céu de Londres ganha mais velocidade sem perder o deslumbre e toda a sequência com o navio pirata voando é um dos momentos mais empolgantes do filme.


E empolgar talvez seja uma palavra que define bem Peter Pan & Wendy. Ele é o melhor exemplo de remake em live-action porque não se limita a copiar e colar momentos da animação. Ele até faz isso, mas quando precisa estabelecer seus próprios momentos e de fato empolgar, ele se compromete com o desenvolvimento dos personagens e constrói sequências de ação interessantes que justificam essa nova versão da história.



Com tantos acertos, a representação de uma Terra do Nunca tão sem graça é o maior erro do filme, e também uma oportunidade perdida de ser ainda mais interessante. Ele até usa de cenários bem explorados na composição das cenas, mas tom monótono que predomina com a coloração faz a ilha onde as crianças não crescem parecer um lugar qualquer, quando ela deveria transbordar magia.


Mesmo assim, Peter Pan & Wendy se coloca como uma adaptação acertada ao combinar os pontos fortes da animação com uma ação mais dinâmica e personagens cujas histórias e arcos individuais ganham mais destaque.


Peter Pan & Wendy

Ano: 2023

Direção: David Lowery

Elenco: Alexander Molony, Ever Anderson, Jude Law, Yara Shahidi, Alyssa Wapanatâhk, Jim Gaffigan, Molly Parker e Alan Tudyk.


Com várias outras adaptações dessa história por aí, Peter Pan & Wendy se destaca com direção criativa e personagens com histórias mais aprofundadas.


Nota: 3.5/5


留言


bottom of page