top of page

Capoeiras traz laços pessoais e reflexão sobre memória para o centro da roda

  • Foto do escritor: Fabrício Girão
    Fabrício Girão
  • 28 de ago.
  • 2 min de leitura

Nova série do Disney+ tem Sérgio Malheiros e Raphael Logam e é inspirada no livro A Balada de Noivo-da-Vida e Veneno-da-Madrugada, de Nestor Capoeira.

Divulgação/Disney+
Divulgação/Disney+

Ainda crianças, os amigos Veneno-da-Madrugada (Raphael Logam) e Noivo-da-Vida (Sérgio Malheiros) vivenciam um evento traumático que muda suas vidas para sempre. Em uma ação policial brutal, eles testemunham seu mestre de capoeira ser assassinado. Noivo vai embora, Veneno fica, e o tempo passa, mas a capoeira permanece uma constante na vida de ambos, e volta a os unir enquanto adultos.


Capoeiras, nova série nacional do Disney+ em seis episódios, que estreia nesta sexta-feira (29), traz a memória como um elemento muito central e que costura toda a trama. Não só por ser uma produção que coloca a capoeira em evidência, reforçando seu impacto cultural e histórico, seu potencial transformador e principalmente sua força formativa, com os ensinamentos se perpetuando ao passarem de mestres para alunos, mas também porque joga entre o presente e o passado com uma narrativa que só revela suas surpresas aos poucos.



É uma produção muito bem-acabada do ponto de vista técnico, com uma composição visual e sonora que envolve e que consegue recriar um pouco da energia de uma roda de capoeira. Outro grande destaque é o elenco, com Raphael Logam e Sérgio Malheiros trazendo nuances e complexidade para Veneno e Noivo, que são diferentes em sua abordagens de como melhorar a vida das pessoas ao seu redor, mas que essencialmente querem o mesmo.


A ação também é destaque em Capoeiras, mas não exatamente como você esperaria. Ao trazer para a narrativa as lutas clandestinas e os misteriosos patrocinadores por trás delas, a série contrapõe a violência real do ringue com as violências cotidianas sofridas pelos personagens, na batalha diária para viver uma vida digna. Essas cenas no ringue trazem a força da ação para a produção, ajudando a incluir ainda mais tensão na trama.


A escolha de fazer parte da narrativa alternar entre 1971 e 1988 também contribui para que Capoeiras mantenha sua história sempre interessante ao longo dos seis episódios, que fluem muito bem em formato de maratona. É uma produção que mostra reverência para uma manifestação cultural tão simbólica e que constrói uma narrativa muito interessante de se acompanhar ao redor dela.



Pôster oficial de Capoeiras, do Disney+

Capoeiras

Ano: 2025

Criada por: Eliana Alves Cruz e Tomás Portella

Elenco: Raphael Logam, Sérgio Malheiros, Juliana Alves, Wilson Rabelo, Rodrigo de Odé, Dhara Lopes e Bruno Gissoni.


Raphael Logam e Sérgio Malheiros brilham em produção que coloca a memória no centro de uma roda de capoeira.


Nota: 4/5

Foto de Fabrício Girão, criador do AD

FEITO POR FABRÍCIO GIRÃO

@fabriciogiraob

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DOS FILMES DISNEY NAS REDES DO AD

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Não possui vínculo ou afiliação à Walt Disney Company.

​

© 2023 por Almanaque Disney. Desenvolvido por Isabela Santana em Wix.com

bottom of page