top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Era uma Vez um Estúdio: Curta estreia em outubro no Disney+

Produção reúne mais de 500 personagens de 85 filmes e curtas produzidos pela Disney Animation ao longo de seus 100 anos de história.

Mickey e personagens da Disney Animation em Era uma Vez um Estúdio
Divulgação/Disney Animation

Depois de exibir o curta no Festival de Annecy, na França, e na Destination D23, em Orlando, a Disney Animation enfim divulgou o trailer de Era uma Vez um Estúdio, produção ambiciosa que reúne centenas de personagens para celebrar os 100 anos do estúdio.


Era uma Vez um Estúdio estreia no dia 16 de outubro, exato dia em que a Disney Animation completa 100 anos, exclusivamente no Disney+. Assista ao trailer:



Em Era uma Vez um Estúdio, é o fim do dia na Walt Disney Animation Studios em Burbank, na Califórnia, e os artistas, técnicos e contadores de histórias estão indo para casa. A Lenda da Disney Burny Mattinson (que trabalhou no estúdio por 70 anos e faleceu no início de 2023) é o último a sair e, quando tudo está tranquilo, Mickey e Minnie saem de um quadro na parede e começam a chamar todos para se reunir para a foto do aniversário de 100 anos do estúdio. O elenco do curta conta com heróis e vilões, príncipes e princesas, e também ajudantes e feiticeiros, entre outros. Personagens desenhados à mão interagem com os de CG enquanto eles tentam, de forma cômica, se preparar para a grande foto.



O curta especial tem direção de Trent Correy e Dan Abraham, dupla que também dirigiu Era uma Vez um Boneco de Neve (2020). A produção é de Yvett Merino, vencedora do Oscar com Encanto, e de Bradford Simonsen (Juntos Novamente e Baymax!). Correy e Abraham começaram a desenvolver as ideias para o curta em 2021 e passaram a usar os horários livres, como os de almoço e os fins de semana, para trabalhar na proposta que então foi aceita por Jennifer Lee, Chefe Criativa da Disney Animation.


No total, Era uma Vez um Estúdio conta com 543 personagens de mais de 85 produções da Disney Animation, entre longas e curtas, indo de Oswald, o Coelho Sortudo, até Asha, a protagonista de Wish: O Poder dos Desejos. Dezenas de atores voltaram a interpretar seus personagens na versão original do curta, entre eles Jodi Benson como Ariel, Paige O'Hara como Bela, Jeremy Irons como Scar, Idina Menzel como Elsa e Kristen Bell como Anna.


A Disney Animation também divulgou o pôster oficial do curta:


Pôster oficial de Era uma Vez um Estúdio
Divulgação/Disney Animation

Era uma Vez um Estúdio teve Eric Goldberg (Pocahontas) como chefe da animação 2D e Andrew Feliciano (supervisor em Raya e Último Dragão) como chefe da animação 3D. Mais de 80% dos personagens que aparecem no curta são em animação tradicional, animados por veteranos como Mark Henn, Randy Haycock, Alex Kuperschmidt e Bert Klein. A ocasião especial também contou com a colaboração de verdadeiras lendas que já não trabalham mais na Disney Animation, e que foram convidadas para animar novamente personagens que ajudaram a trazer à vida.



James Baxter (Bela e a Fera, Quasimodo, Rafiki), Ruben Aquino (Úrsula), Tony Bancroft (Timão e Pumbaa), Nik Ranieri (Hades, Kuzco e Meeko) e Will Finn (Iago e Horloge) são alguns dos animadores convidados que também trabalharam em Era uma Vez um Estúdio.


O curta Era uma Vez um Estúdio estreia dia 16 de outubro no Disney+.


Siga o AD no Twitter e no Instagram para acompanhar as notícias dos filmes e séries da Disney em tempo real, todos os dias.

Comments


bottom of page